segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Resenha: Memórias de uma Gueixa - Arthur Golden

 Editora: Imago
Páginas: 457


Sempre tive uma certa atração pela cultura, arquitetura, religião, culinária japonesa. Um povo milenar, um pouco mais afastado do resto do mundo, que conseguiu lançar-se ao mundo com tamanha diversidade, fazendo-se respeitar. É de conhecimento da maioria, o quanto a mulher foi oprimida e inferiorizada ao longo do tempo e civilizações. Este fato é um dos prismas que o Arthur Golden faz uso para demonstrar ao leitor os desafios do que é ser mulher, sozinha e pobre em um Japão conservador, em meados da Segunda Guerra Mundial.
Conheci esta estória inicialmente, ao ver o filme Memórias de um Gueixa, lançado em 2005, premiado em três categorias do Oscar, melhor direção de arte, melhor fotografia e melhor figurino.


 


A estória começa nos apresentando Chiyo, uma doce garotinha de 9 anos, que morava em uma aldeia de pescadores de Yoroido, no Japão. De família muito pobre, ela vê a sua vida mudar quando é vendida junto com sua irmã. O destino as levam até Quioto, mas também as separa, mostrando a Chiyo o quão a vida pode ser difícil. A ingênua japonezinha de diferentes olhos azuis, é deixada em uma Okya, Casa de Gueixas. Onde vamos acompanhar todas as dificuldades e desafios que uma candidata e aspirante a Gueixa deve enfrentar. Uma tarefa extremamente complicada, repleta de abnegações, sacrifícios, determinação, sagacidade, sim, pois ser gueixa é fazer de sua própria vida um jogo de xadrez.

O livro releva a vida íntima de uma gueixa, desmistificando a ignóbil ideia que se costumar ter das Gueixas. Além de conter uma maravilhosa narrativa, que transparence com riqueza de detalhes tantos os rituais envolvendo uma maiko, aprendiz de gueixa, quanto o funcionamento administrativo das Okyas, a situação economia/social do país naquele período. Não deixando de mencionar a envolvente estória de amor que mesclam as curtas páginas deste romance, que tem  uma outra importante característica, personagens marcantes e bem encaixados no enredo.

Sem dúvida alguma está entre os melhores livros que já li, é único, maravilhoso!


8 comentários:

  1. Mais um maravilhoso post...

    Você sabe escolher e montar as palavras, mais uma vez parabéns minha Jú!

    Voltando ao livro/filme, pelo que conheço do livro parece bastante esclarecedo, mostrando um lado da gueixa que poucos conhecem, já o filme eu assisti e achei muito bom, figurino e ambientação(cenários) perfeitos, sem contar a história.

    Até o próximo post e continue com suas maravilhosas resenhas!

    ;***** (L)

    ResponderExcluir
  2. Romeeeeu ;*
    Obrigada pelos elogios.

    Realmente, o figurino e os cenários do filme foram maravilhosos. Uma coisa que eu achei interessante, foi que ele realmente construiram Quioto. Não foi simplesmente uma maquetezinha, era tudo real.

    (L)

    ResponderExcluir
  3. Ahh sabe que até hoje nunca assisti esse filme nem li o livro?? pois é mais sempre tive curiosidade! asusauh =)

    "foi que ele realmente construiram Quioto. Não foi simplesmente uma maquetezinha, era tudo real." - adorei simplismente!!

    beijocas Jú e vc sabe que adoro suas resenhas e suas opniões sobre os livro é super importante para mim!! =)

    ei estou lendo - O Diário de Bridget Jones já leu??

    Sim olha a resenha da thanny falando sobre "Calafrio" mais uma para o clube das que amou =) beijcoas =**

    ResponderExcluir
  4. Bridget Jones?!
    Nunca li, tais gostando? ;****

    Obrigada pelas palavras ;]

    ResponderExcluir
  5. Estou viu Jú!! Eu praticamente bolei de rire bem interessante!! já terminei ele!! beijocas =**

    ResponderExcluir
  6. Eu qro mto ler esse livro para poder finalmente assistir ao filme. Não rola assistir ao filme antes de ler.

    Seu blog é lindo, parabéns! Me encantei!
    Quando quiser me visitar, http://fatoselivros.blogspot.com/

    ficarei mto feliz, de verdade.
    Bjo, Pri

    ResponderExcluir
  7. Olá!

    Adorei a resenha! E fiquei com um desejo enorme de ler! Acho que na biblio da minha cidade tem. Torçam por mim, rs.

    Abraços e sucesso!

    ResponderExcluir