Edição: Bilingue
Páginas: 400
Razão e Sensibilidade foi a segunda obra de Jane Austen com a qual eu tive contato e como havia acontecido comigo ao ler Orgulho e Preconceito, me encantei. Dessa vez acompanhamos a estória de 2, das 3 irmãs Dashwood, Elinor e Marianne. Na medida em que vamos nos familiarizando, connhecendo-as percebemos que ao escolher o título do livro Jane Austen fez uma analogia, ligando traços marcantes das personalidade de Elinor e Marianne, respectivamente Razão e Sensibilidade.
Apesar de serem bem diferentes, sua heroínas tem toda e qualquer característica que uma mocinha deveria ter. Já li todos os livros de Jane Austen, aos poucos vou aborda-los aqui e confesso ser Elinor, dentre todas as heroínas de Austen, a que mais me despertou admiração e carinho. Gostaria de ser mais específica quanto a isso, mas acho muito mais interessante vocês descobrirem por si só, ao lerem o livro.
Logo de início nos deparamos com um acontecimento que iria mudar completamente a vida da familia Dashwood. Em Londres no século XVI, no caso da morte do patriarca de uma familia, as propriedades e bens economicos seriam passados e distribuídos para os seus primogênitos do sexo masculino mais próximos, as mulheres nada receberiam. E sendo o Sr. Dashwood ciente de tal lei, poucos instantes antes de sua morte pede ao seu filho que se assegure de que suas meias-irmãs e madrasta recebam o suficiente para que possam continuar desfrutando de uma vida tranquila. Calma gente, eu não estou contando a estória inteira. Na verdade, tudo isso acontece no primeiro capítulo.
E é com suas vidas transformadas que as mulheres Dashwood passam a habitar a nossa imaginação.
É característica marcante da literatura austeniana, romances puros, onde a honra e o decoro ditam a vida das pessoas. Entre o que se deseja fazer e o que se deve, nós vamos observando os entrelaces sociais travados pelos personagens, culminando em situações arrebatadoras para aqueles que são capazes de pousarem seus olhos naquelas maravilhosas páginas.
Razão e Sensibilidade já ganhou diversas adaptações e eu tive a oportunidade de conferir 2 delas. O filme em uma versão britânica, gravada em 1995, que conta com estrelas hollywoodianas como Kate Wislet, Emma Thompson, Hugh Grant e o inusitado Hugh Laurie (o atual Dr. House).
E a minisérie da BBC, com um total de 3 episódios, gravada em 2007. Admito, achei essa minisérie maravilhosa, já perdi as contas de quantas vezes já assisti.
Vou ficando por aqui, espero que tenham gostado!
Beijooooos!
Estou louca para ler Orgulho e Preconceito e esse livro tb parece ser mto bom! Assim que eu puder, vou conferir.
ResponderExcluirAmo romances de época!
É claro que gostamos! rsrs Bjos
Pri- http://fatoselivros.blogspot.com/
Nossa que legal... amei sua resenha
ResponderExcluiresta será a segunda obra da Jane que eu tbm terei contato... ainda não li, mas tá na fila rs
o primeiro que li foi Orgulho e Preconceito tbm rs
Não sabia do filme nem da série, vou procurar nas locadoras pra ver se consigo assistir...
Obrigada pelo convite para ler esta Resenha
sou a Priscila do Skoob!
vou seguir o seu blog
se quiser conhecer o meu blog:
http://cantinhodapris.blogspot.com/
Não é um blog de literatura, mas fica a vontade para conhecer!
Bjoo
Pris
oieee, vim te visitar, sua resenha está perfeita, o filme eu já assisti e gostei demais, a minisserie não conhecia, vou procurar, rs e o livro já estou com ele separado para comecar a leitura.... bjks
ResponderExcluirParabéns pela resenha Julieta! Jane Austen é ótima mesmo! Já li A Abadia de Northanger e Orgulho e Preconceito. Estou ansiosa para ler Razão e Sensilibidade.
ResponderExcluirBeijos!
oieee, eu ja li Orgulho e Preconceito e estou ansiosa para ler Razão e Sensibilidade, adorei seu blog, vou visitar sempre =)
ResponderExcluirDepois de ler Orgulho e Preconceito e a Abadia de Nothanger Jane Austen tem feito minha cabeça e sua resenha ficou realmente impressionante, estou cada vez mais curiosa para ler Razão e Sensibilidade.
ResponderExcluirAbraço, Bells
Ah meninas, muito obrigada pela atenção e pelos elogios.
ResponderExcluirRealmente, Jane Austen é fantástica. E vocês citando Orgulho e Preconceito já me deu uma saudade! ;]
Jú!!! você me falando do livro quando nos encontramos e eu fiquei com vontade de ler agora com a resenha só fez aguçar a minha curiosidade. o primiero de que li da Jane foi orgulho e preconceito e amei. ela gosta de fazer analogias,em seus titulos abordando traços marcantes das personalidades de seus personagens não é? é o mesmo que acontece em Orgulho e Preconceito .. beijocas amiga e adorei a resenha está ficando ainda melhor a cada dia que se passa.
ResponderExcluir=**
P.S. Nossa falei bastante não?
O blog tá de parabéns!!!
ResponderExcluirVocê e suas maravilhosas resenhas!
A série é maravilhoso...o Col. Brandon dá de 1000x0 em Darcy! =x
uhahuahuahuahua
;*** Amo-te!
Olá, Julieta
ResponderExcluirAdorei sua resenha, muito bem escrita.
Tenho lido outras em outros blogs e, confesso, muitas vezes sequer concluo a leitura.
Já assisti ao filme duas vezes. Adoro a forma como são apresentadas as percepções de época. Vou procuras a minisérie.
Parabéns!!!
Beijos
Me deu mais vontade ainda de ler *-* Simplesmente adorei Orgulho e Preconceito e nem acho que esse vá ser tão diferente a ponto de não gostar.
ResponderExcluirBeijocas,
Estou louca para ler os livros desta autora
ResponderExcluirMe pareceram muito bons
E o blog esta lindo, meus parabens
Bjos
Ansiosa para ler este livro!
ResponderExcluirNossa !! Quanta gente gosta de Austen!! Julieta, seja bem vinda ao Fórum da Jane Austen Sociedade do Brasil, faça-nos uma visitinha
ResponderExcluirwww.jasbra.com.br
Adriana
O blog está de parabéns! A sua resenha me motivou a ler o livro, já tá confirmado na minha listinha.
ResponderExcluirNossa já estava com vontade de ler esse livro, agora que eu li a sua resenha me motivou mais ainda ;*
ResponderExcluirParabens o seu blog é lindo
beijos&beijos
Muito boa essa resenha, também amo Jane Austen, ainda não assisti a minisérie da BBC, só o filme que é lindo, mas quero assistir em breve.
ResponderExcluirBeijos