sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Resenha: Criança 44 - Tom Rob Smith

Editora: Record
Páginas: 434

Criança 44 foi um livro que sempre me chamou atenção devido a essa capa atraente e misteriosa. O que na maioria das vezes que a fiquei olhando, ela acabou me trazendo um outro livro aos pensamentos, A Menina Que Roubava Livros, que por sinal já li há alguns anos. Ao ler a sinopse me senti mais uma vez fisgada pelo livro, adoro um suspense policial bem articulado e depois de pesquisar em várias resenhas sobre o livro, não pude mais deixar de coloca-lo em minha lista de leitura.


E não me arrependi! Adoro livros em que o autor arrodeia mundos e fundos antes de adentrar no núcleo da trama, faz você ter uma ideia inicial mais aprofundada do carater de cada personagem e isso em um livro investigativo é muito oportuno. Com uma narrativa agradável  e misteriosa o Tom R. Smith vai te levando cada vez mais adentro, mesclando suspense com uma descrição cruel do que era a realidade na Rússia em meados da 2ª Guerra Mundial. 

Fato que eu adorei, pois a grande maioria de filmes/livros onde as estórias se dão neste mesmo período temos sempre uma temática onde a Alemanha é tida como o foco. E confesso, ler e perceber como era viver naquele ambiente foi penoso e revoltante. 

Os personagens foram bem desenvolvidos, de personalidades marcantes cada um se manteve fiel aos seus ideais mesmo oprimidos e massacrados pelo Estado Russo de Stalin. Já sobre os crimes que vamos acompanhando durante a estória, são intrigantes e tornam-se mais surpreendentes ainda, pois na Rússia ainda não existia estudo ou relato de assassinatos em série. Para eles, isso era coisa de mentes doentias que assolavam a população de países ocidentais. É aí que você percebe o tamanho da angustia e desespero de Liev, um fiel agente da MGB. 


Durante a leitura eu pensei, analisei, especulei e no final fui surpreendida. Espetacular! Ah, outra coisa que achei super interessante foi que o autor se baseou na história da vida do serial-killer Andrei Chikatilo, um assassino em série russo, apelidado de "Açogueiro de Rostov" e de "O Estripador Vermelho", que confessou o assassinato de 53 mulheres e crianças entre 1978 e 1990.

Espero que vocês se interessem por Criança 44. Sei que não é de um gênero que a maioria das pessoas costuma ler hoje em dia(sobrenatural), mas eu procuro sempre ler um pouco de cada gênero, adoro.


Beijoooooos pessoal! o/



6 comentários:

  1. Adorei a sua resenha!!!
    Mais um livro que promete ser marcante mesmo, pelo que eu pude perceber.
    Tenha um ótimo final de semana.
    Bjos.

    ResponderExcluir
  2. Oieeee,
    PS:Eu sou a monique (do skoob) =D
    Estou passando para avisar que tem um selinho para você no meu blog:

    http://justourstuffs.blogspot.com/2010/12/primeiro-selinho-do-blog.html

    espero que tenha tempo de dar uma passadinha por lá :)

    Kisses,
    Holly

    ResponderExcluir
  3. Não li, mas vou ler!
    Já está na minha listinha, agora é só chegar o livronho aqui em casa! \o/

    BjoO

    Pri

    Entre Fatos & Livros

    ResponderExcluir
  4. Oi, Julieta!

    A capa e a sinopse também me chamaram muito a atenção e foi por isso mesmo que eu comprei esse livro, já há algum tempo. Só que ainda não li. Preciso encaixá-lo para as próximas leituras.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Jü!! já li a menina que roubava livros e gostei. Falando desse livros ele me atraiu eu achei a capa legal tbm, ela é bem atraente e eu gostaria de ver por uma outra pespectiva que seria pelos russos ele me atraiu! beijocas =**

    ResponderExcluir
  6. Adorei a capa deste livro e sua resenha, mas de fato não é um gênero que eu tenho costume de ler. Mas o livro parece ser bom :D

    Beijos,
    Thanny in Wonderland
    http://whosthanny.blogspot.com

    ResponderExcluir